Patrus Ananias diz que governo quer integrar programa contra trabalho infantil ao Bolsa Família

31/08/2005 - 12h44

Diego Freire
Da Agência Brasil

Brasília - O governo quer integrar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) ao Bolsa Família, segundo o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. "O Peti também tem também uma transferência de renda, ele paga as famílias para que mantenham as crianças nas escolas e as retirem do trabalho. Estamos avançando para integrar o Peti ao Bolsa Família".

Em entrevista entrevista concedida ao vivo na rede de emissoras de rádio da Radiobrás, o ministro Patrus Ananias falou sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que irá trabalhar integrado com o Sistema Único de Saúde (SUS). "O Suas é uma conquista, pois irá trabalhar integralmente com o SUS, no sentido de uma vida melhor e mais justa".

Segundo ele, a expectativa é que Suas tenha um cadastro único, com todos os programas assistenciais. "Integramos no Bolsa Família os cadastros anteriores que eram dispersos, como o Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Auxilio Gás. Hoje é o maior programa social de transferência de renda de apoio às famílias pobres".

O ministro disse que o Suas não se confundirá com o SUS, mas trabalharão juntos. "O Suas integra as políticas de Assistência Social e não se confunde com o SUS que é vinculado ao Ministério da Saúde. Cada um tem seus recursos próprios no sentido de cuidar da saúde e no sentido de promover socialmente as famílias pobres".

"Estamos integrando recursos do nosso ministério, dos governos federal, estaduais e municipais. A partir do Suas, estamos ampliando cerca de 670 novas casas que não estão previstas no orçamento de 2005. Serão construídas através da integração da soma de esforços e de recursos."

Para os municípios e estados se integrarem no Suas, é necessário que tenham conselhos de assistência social. Devem entrar em contato através do site do ministério ou do telefone 0800 70 72 003.