Decisão sobre empregos na refinaria Manguinhos só deverá sair na segunda-feira

31/08/2005 - 20h56

Rio, 31/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - Somente na segunda-feira (5/9) os diretores da Refinaria Manguinhos deverão dar resposta à solicitação dos cerca de 500 funcionários, para que a empresa prorrogue por mais 30 dias a garantia de emprego na unidade. O prazo anteriormente dado terminou hoje (31) e os trabalhadores aguardavam a resposta após a reunião do Conselho de Administração da empresa, que não se realizou.

"Parece que a diretoria da refinaria está em compasso de espera, aguardando posicionamento da Petrobras ou do governo federal, para só então tomar uma decisão", afirmou Márcia Felipe, diretora do Sindipetro-RJ. A alta no preço do barril de petróleo no mercado externo inviabilizou o refino em Manguinhos, que só processa óleo leve.

Hoje, cerca de 100 empregados da refinaria iniciaram uma vigília na porta da unidade. Em carta protocolada ontem (30) pelo sindicato, também foi pedida a prorrogação, por mais um mês, do atual acordo coletivo de trabalho dos empregados. Neste caso, o pedido foi prontamente aceito pela direção de Manguinhos.