Crer para Ver premia projetos que incentivam educação de jovens e adultos

31/08/2005 - 20h25

Priscila Rangel
Da Voz do Brasil

O prêmio Crer para Ver - Inovando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - escolheu este ano sete projetos vencedores, de estados diferentes, representando as cinco regiões do país. O prêmio é uma parceria entre a Fundação Abrinq, a Natura Cosméticos e o Ministério da Educação. Esta foi a primeira edição do Crer para Ver, que teve 192 projetos inscritos, nas categorias Escola e Professor.

Segundo o presidente da Fundação Abrinq, Rubens Naves, a importância do Crer para Ver está na busca pelo professor e pela escola que têm uma metodologia inovadora. "Essa inovação é que facilita a vida do aluno da EJA, que saiu da escola exatamente porque tinha alguma dificuldade", explicou.

Maria do Perpétuo Socorro, de 51 anos, conhecida em Castanhal, no Pará, como professora Perpétua, é uma das ganhadoras do Prêmio Crer para Ver, na categoria professor. Ela foi vencedora pela apresentação do projeto Planeta Letrado - Compromisso de Todos, que nasceu em uma escola rural, a 40 quilômetros de Castanhal, e acabou se tornando um programa da Secretaria de Educação.

O Planeta Letrado funciona nas 21 escolas do município que trabalham com Educação para Jovens e Adultos, e atende, aproximadamente, 1.400 alunos. O curioso é que a professora também foi aluna da EJA. Perpétua abandonou os estudos na quarta série, aos 10 anos, porque sua família era de baixa renda e faltava dinheiro para ir à escola, que ficava longe de casa.

Vinte e um anos depois, ela resolveu voltar a estudar. "Percebi, aos 31 anos, que, para crescer no meu emprego, eu precisava me qualificar, e por isso ingressei na EJA. Estudei muito, fiz duas faculdades e ainda uma especialização em EJA para lecionar". Perpétua pretende ainda fazer mestrado em Educação de Jovens e Adultos.

A coordenadora-geral da Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação, Cláudia Veloso Guimarães, disse que as ações do Crer para Ver vão além da premiação. "Existem três eixos principais nessa parceria: a premiação dos projetos de professores e escolas, a campanha de sensibilização para o retorno à escola e a formação de professores".

Segundo informações do Ministério da Educação, em 2005, o número de matrículas na EJA, no ensino fundamental, de primeira à oitava série, superou três milhões. No Brasil, existem ainda cerca de 60 milhões de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental.