Ceará, Mato grosso e Goiás devem receber capacitação para reduzir violência na ação policial

31/08/2005 - 18h22

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – Para reduzir a violência na ação da polícia no Brasil, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) promove o Projeto Jornada de Direitos Humanos, que já capacitou mais de 2,3 mil policiais de sete estados brasileiros, desde 2004, e que deve passar por outros três estados ainda neste ano.

A intenção da Senasp é capacitar cerca de 1,3 mil agentes de segurança pública no Ceará, Mato Grosso e Goiás. Segundo a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal da secretaria, Juliana Barroso, nos cursos de 15 dias, os policiais recebem instruções sobre como agir sem violar os direitos humanos. Os alunos também têm oportunidade de discutir os problemas enfrentados por eles no dia a dia da profissão.

"Essa ação nasceu como uma resposta a um relatório da ONU, no qual mostra que a polícia brasileira é uma polícia violenta. A gente trabalha com o pessoal das polícias federal, civil e militar, guarda municipal e corpo de bombeiros. A gente quer contribuir para a formação de uma cultura nacional de direitos e deveres humanos, solidariedade ativa e paz, colaborando para a construção de uma nova polícia", disse Barroso.

Neste ano, a Jornada de Direitos Humanos já passou pelos estados do Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo e Amazonas. O objetivo inicial da Senasp era percorrer todas as unidades da federação em 2005, mas, devido a um contingenciamento de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública, só será possível capacitar policiais de mais três estados.