Secretaria Nacional de Segurança disponibilizará 10 mil policiais para atuar no Pan 2007

30/08/2005 - 15h34

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil/i

Rio - A Secretaria Nacional de Segurança Pública vai disponibilizar 10 mil homens da Força Nacional de Segurança para atuar nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. O secretário nacional de Segurança, Luiz Fernando Corrêa, informou, entretanto, que caberá ao governo do estado decidir quantos policiais serão necessários.

"Não vamos dizer quantos policiais, porque o princípio que norteia o plano é de não-intervenção no estado, e sim colaboração dentro desse conceito de solidariedade federativa", explicou o secretário.

Ele disse que o projeto de segurança para o Pan 2007 já está pronto, mas ainda depende de aprovação do Gabinete da Casa Civil da Presidência da República.

Ao participar de debate sobre violência, na quinta edição do seminário sobre a revitalização do Rio de Janeiro, promovido pela Federação das Indústrias do Estado (Firjan), Luiz Fernando Corrêa informou que, até agora, 2.740 policiais foram treinados e integram a Força Nacional de Segurança. Até o fim deste ano, mais 4.500 homens terão sido treinados e, até o final do próximo ano, o contingente chegará a 10 mil homens.