Presidentes e relatores das CPIs farão reunião semanal para racionalizar trabalhos

30/08/2005 - 15h46

Luciana Vasconcelos e Marcela Rebelo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Os presidentes e relatores das Comissões Parlamentares de Inquérito dos Bingos, da Compra de Votos e dos Correios vão se reunir todas as segundas-feiras para racionalizar os trabalhos e evitar repetição de procedimentos. A decisão foi tomada durante reunião realizada hoje entre os presidentes e relatores das CPIs com o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

"O que ficou definido, e essa instância de convergência vai balizar, é que não vai haver superposição, redundância, repetição de investigação", disse Renan Calheiros. Segundo ele, a idéia é que o grupo funcione como um órgão consultivo para racionalizar e simplificar os procedimentos e possibilitar rapidez na conclusão dos trabalhos.

Foi definido ainda que será instituído um banco de dados comum que servirá para o acesso a informações. Os participantes da reunião também decidiram mudar o horário de funcionamento das CPIs. Todas poderão começar às 10 horas, e não às 11h30, como anteriormente combinado, e aproveitar melhor as segundas e sextas-feiras para agilizar os trabalhos.

O presidente do Congresso disse que o resultado do encontro com presidentes e relatores das CPIs foi bom. "Essa reunião foi um esforço que se fez para aprimorar o funcionamento das investigações: racionalizar, simplificar, fazer economia, evitar desperdício, principalmente de tempo", afirmou. "A sociedade cobra resultados, nós precisamos concluir as investigações e agilizar os procedimentos, para que tenhamos, num curto espaço de tempo, essas respostas que cobram insistentemente de todos nós", acrescentou.