Embrapa fará em Pernambuco curso sobre métodos de controle da mosca da fruta

30/08/2005 - 14h58

Recife, 30/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai promover um curso sobre métodos seguros de controle da mosca da fruta. A capacitação é destinada a pesquisadores, técnicos, estudantes, produtores e exportadores de frutas da região do Vale do São Francisco.

Segundo a pesquisadora Beatriz Paranhos, da Embrapa Semi-Árido, a iniciativa foi tomada porque mercados internacionais, consumidores de frutas brasileiras, a exemplo dos Estados Unidos e do Japão, passaram a exigir que as regiões produtoras instalassem programas de controle do inseto, com métodos inofensivos à saúde humana e ao meio ambiente.

No Vale do São Francisco, vem sendo implantado desde 1991 um programa para controlar a população da mosca do Mediterrâneo, a partir da colocação de armadilhas em 802 propriedades de pequeno e médio porte. O método deu resultado, tanto é que no ano passado os produtores do Vale exportaram para os Estados Unidos 27.396 milhões de quilos de manga, o que resultou em um faturamento superior a US$ 12 milhões.

O curso está programado para o período de 26 de setembro a 7 de outubro, nas cidades de Cruz das Almas, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.

Até o final deste ano, os pesquisadores da Embrapa vão desenvolver uma nova forma de controle da praga da mosca da fruta, a partir do uso de machos da espécie, esterilizados com doses de cobalto em laboratório, e soltos na natureza. A praga é usada para se destruir, já que as fêmeas que copularem com os machos não irão gerar descendentes.