Consumo de gás natural encanado em julho foi o segundo maior do ano, diz associação

30/08/2005 - 16h54

Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O consumo de gás natural canalizado foi o segundo maior do ano em julho, com 41 milhões de metros cúbicos diários, contra 39 milhões de metros cúbicos no mês de junho (crescimento de 5,5%), menor apenas que o consumo de janeiro, que foi de 42,7 milhões de metros cúbicos diários. A informação é do balanço mensal da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Encanado (Abegás), divulgado em São Paulo.

De acordo com a Abegás, os dois maiores aumentos de consumo foram nos setores industrial (1,5%) e no de geração de energia termelétrica (24%), o que sinaliza aumento do consumo de eletricidade. Os segmentos residencial, comercial, automotivo, de eletricidade e mantiveram-se estáveis.

"A média do crescimento anual do gás vem aumentando a passos largos", informa o relatório. "Se compararmos o ano de 2003 com 2004, o crescimento ultrapassa os 20%". Segundo a Abegás, esse ritmo de crescimento continua aumentando: no primeiro semestre deste ano foi de 10%, se comparado ao consumo do semestre correspondente do ano passado, mas a previsão é de que atinja 25% ao final do ano.

Na avaliação da Abegás, "uma crise nesse setor só ocorreria caso não venha a haver investimentos necessários à produção e à construção de gasodutos, em paralelo com um gerenciamento racional da oferta, o que não caracteriza a inexistência do produto e, sim, a necessidade de tomadas de decisão".