Após reforma, aeroporto de Uberlândia tem capacidade para atender 500 mil passageiros por ano

30/08/2005 - 13h07

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Com a obra de ampliação que será inaugurada nesta terça-feira (29) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o aeroporto de Uberlândia (MG) terá capacidade para atender 550 mil passageiros por ano. A reforma ampliou de 1.280 para 4.760 metros quadrados a área do aeroporto, que tinha capacidade anual para 175 mil passageiros.

A reforma incluiu a instalação de sistema de ar condicionado, acesso para portadores de necessidades especiais, novas salas de embarque e desembarque e praça de alimentação. Além da obra no terminal de passageiros, também foi realizado reforço dos pátios e da pista de pouso e decolagem, permitindo a operação de aeronaves de grande porte. Iniciadas em 2004, as duas obras geraram 900 empregos diretos e indiretos.

O Aeroporto de Uberlândia opera 29 vôos diários e gera mais de 600 empregos. Nos últimos 11 meses, o movimento de embarque e desembarque cresceu 84,7%, atendendo 485.922 passageiros.

Este ano, a expectativa da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) é que o número de passageiros seja superior a 560 mil. A Infraero, o governo de Minas Gerais e a prefeitura de Uberlândia devem assinar um termo de convênio para a construção de um novo terminal de passageiros para o aeroporto. Ele terá capacidade de atender a 1,37 milhão de passageiros por ano, demanda prevista para 2010.

A cerimônia de inauguração das obras está prevista para as 15h30. Além do presidente Lula, participará do evento o presidente da Infraero, Carlos Wilson Campos.

Com informações da Infraero.