CPI da Compra de Votos aprova convocação dos 62 citados na lista de Valério

22/08/2005 - 21h27

Brasília, 22/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os integrantes da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da Compra de Votos aprovaram há pouco requerimento que determina a convocação de todas as 62 pessoas citadas na lista entregue pelo empresário Marcos Valério. Elas teriam sacado ao todo cerca de R$ 55,8 milhões das contas das empresas dele.

De acordo com o relator da CPMI, deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), essas pessoas serão primeiramente notificadas e poderão apresentar explicações por escrito. "Caso as explicações não sejam satisfatórias, efetivaremos a convocação", acrescentou. A lista inclui o nome do deputado José Carlos Martinez, ex-presidente do PTB e já falecido.

Não deverão ser convocados o assessor parlamentar do PL, Jacinto Lamas; o tesoureiro informal do PTB, Emerson Palmieri; e a empresária Zilmar Fernandes, sócia do publicitário Duda Mendonça. Os integrantes da Comissão consideram que foram suficientes as explicações dadas por eles nas CPMIs da Compra de Votos e dos Correios.

Entre os parlamentares que deverão ser notificados estão os deputados Paulo Rocha (PT-PA), Professor Luizinho (PT-SP), João Magno (PT-MG), Vadão (PP-SP), José Borba (PMDB-PR), Josias Gomes da Silva (PT-BA) e João Paulo Cunha (PT-SP).

A partir das 9h30 de amanhã (23), vai depor na CPMI da Compra de Votos o ex-deputado Valdemar da Costa Neto, presidente do PL. O próximo convocado deverá ser o assessor parlamentar do PP, João Cláudio Genu, que entre 2003 e 2004 sacou R$ 4,1 milhões das contas das empresas de Marcos Valério.