Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Na próxima quarta-feira (24), depõe no Conselho de Ética da Câmara o ex-deputado e presidente do PL, Valdemar da Costa Neto. Ele será o 12º a ser ouvido no processo de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Foi Costa Neto quem apresentou, em nome do PL, ainda como deputado, a representação contra Jefferson. Mas no depoimento do petebista ele foi acusado de receber mesada, o chamado "mensalão". Ao renunciar, o presidente do PL confessou ter recebido contribuição irregular de campanha por meio do PT.
O depoimento de Costa Neto é o último no processo contra Roberto Jefferson. Na quinta-feira, o relator desse processo, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), vai apresentar seu parecer para apreciação do Conselho de Ética. Na sexta-feira, o parecer deverá ser discutido e votado pelo conselho. Caso o relator e o conselho indiquem a cassação, o processo é encaminhado à Mesa da Câmara para ser levado à votação no plenário.
Na próxima semana, o Conselho de Ética voltará suas atenções para os outros três processos de deputados acusados de quebra de decoro parlamentar. Os deputados Sandro Mabel (PL-GO), José Dirceu (PT-SP) e Romeu Queiróz (PTB-MG) foram apontados por Jefferson como participantes do esquema de pagamento de mesadas a parlamentares. Os três já apresentaram defesa por escrito.
Assim como no caso de Roberto Jefferson, o Conselho de Ética tem 90 dias para finalizar os trabalhos, contados a partir da notificação dos parlamentares. Na avaliação do relator do processo que pede a cassação por quebra de decoro parlamentar do deputado José Dirceu, Júlio Delgado (PSB-MG), a nova etapa de trabalho do conselho não exigirá tantos depoimentos. "Vamos aproveitar o material produzido pelas CPIs (comissões parlamentares de inquérito) e só depois avaliar a necessidade de depoimentos", afirma Delgado.
Veja abaixo o nome das pessoas ouvidas pelo Conselho de Ética desde o início das denúncias de pagamento de "mensalão" e de empréstimos para caixa 2 de campanhas eleitorais, dentro do processo de cassação do deputado Roberto Jefferson:
Deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO)
Deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ)
Deputado José Dirceu (PT-SP)
Deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE)
Deputado Miro Teixeira (PT-RJ)
Deputado Pedro Henry (PP-MT)
Deputada licenciada Raquel Teixeira (PSDB-GO)
Deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ)
Eduardo Medeiros (ex-diretor de Tecnologia e Infra-Estrutura dos Correios)
Fernanda Karina Somaggio (ex-secretária do empresário Marcos Valério)
Maria Christina Mendes Caldeira (ex-mulher de Valdemar da Costa Neto)