Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Jovens pernambucanos de 16 a 18 anos, que vivem em comunidades carentes ou em situação de risco, cumprindo medidas educativas, por terem cometido infrações, vão receber capacitação, a partir de hoje, de equipes do Corpo de Bombeiros, para atuar profissionalmente no mercado de trabalho.
A iniciativa integra o projeto Salvar, resultado de parceria entre a corporação e a 3ª Vara da Infância e da Juventude. Depois de três meses de treinamento no Centro de Instruções do Corpo de Bombeiros, os participantes vão poder atuar em serviços de primeiros socorros, empresas e brigadas de emergência e na prevenção de acidentes em parques aquáticos.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Ricardo Santana, o objetivo da iniciativa é resgatar a cidadania dos jovens por meio da inclusão social. Ele informou que os participantes que concluírem o treinamento terão facilidade de ser contratados, já que esse tipo de formação específica é única em Pernambuco.
Os jovens selecionados pela 3ª Vara da Infância e da Juventude vão receber carteira de estudante, alimentação, passe de ônibus, além de um kit com roupa, calçado e objetos de higiene pessoal.