Parceria entre ministérios garante recursos para obras de infa-estrutura no Rio

22/08/2005 - 13h00

Daisy Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Rio de Janeiro deve receber, até o fim deste ano, cerca de R$ 270 milhões para a execução de projetos nas áreas de infra-estrutura, saneamento básico e transporte, resultado de uma parceria entre ministérios. A informação foi dada hoje (22) pelo ministro das Cidades, Márcio de Almeida Fortes, ao participar da abertura do fórum A Força do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela Câmara de Comércio Americana.

Entre os projetos, alguns já em curso, estão a construção do gasoduto ligando Campinas (SP) ao Rio de Janeiro; duplicação da BR-101, no trecho que liga Santa Cruz ao município de Itacuruçá, a 90 quilômetros do centro do Rio.

A programação de investimentos em 2005 também prevê a ampliação e modernização dos aeroportos de Jacarepaguá, na zona oeste; Santos Dumont, na zona sul, e o internacional do Galeão Tom-Jobim, na Ilha do Governador; dragagem e aprofundamento da entrada da baía da Guanabara para melhorar as condições operacionais e acesso ao Porto do Rio, entre outros projetos.

O ministro informou que, nos próximos 15 dias, pretende assinar um convênio com o prefeito César Maia, para agilizar o processo de urbanização da favela Parque do Arará, localizada em Manguinhos. O projeto prevê a remoção de alguns moradores que vivem próximo à linha do trem.