Ministro entrega material desportivo a crianças que participam do Programa Segundo Tempo

22/08/2005 - 15h08

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, entregou hoje (22), 800 pares de tênis e meias a crianças que participam do Programa Segundo Tempo. A solenidade foi em Sobradinho, cidade satélite de Brasília.

O Programa Segundo Tempo é uma iniciativa do Ministério do Esporte que atende mais de um milhão de crianças em 800 municípios de todo o país. Com o programa, os alunos matriculados no ensino fundamental e médio, principalmente de famílias de baixa renda, praticam esportes e têm aulas de reforço escolar e alimentação no período em que não estão na escola.

As atividades impedem que as crianças fiquem na rua em seu tempo livre. "A criança tem que estar na escola e no Segundo Tempo, porque lugar de criança não pode ser na rua. Então, esse é o objetivo principal do programa, porque automaticamente melhora a escola, a auto-estima, a saúde e faz também a parte de prevenção", afirmou Agnelo Queiroz.

De acordo com o ministro, a meta do programa é dobrar o número de crianças atendidas até o final do atual governo. "Pretendemos chegar ao final de 2006 com 2 milhões de crianças no Programa Segundo Tempo", disse o ministro. Segundo ele, os professores e pais de alunos que freqüentam o Segundo Tempo afirmam que o comportamento e o desempenho escolar das crianças estão mudando para melhor. "Houve uma melhoria na escola, na sociabilidade das crianças, na vontade de aprender. É uma coisa simples, muito barata, mas que tem uma repercussão sensacional na vida das crianças", ressaltou.

Um dos instrutores de esportes do Segudo Tempo, Hélio Messias, observou que o programa é fundamental para crianças que muitas vezes precisam do reforço alimentar e não têm oportunidade de praticar esportes, nem têm acesso a material desportivo. "Para eles, é uma boa, principalmente quando recebem o uniforme, o tênis, a meia e a camiseta. Teve um garoto que chegou para mim - pequenino, de uns sete anos - e falou: 'Professor, adorei esse tênis que você me deu e essa meia'. Fiquei emocionado porque é uma pessoa carente", contou Messias.

A entrega dos tênis e meias foi no Clube Sodeso, em Sobradinho, numa inciativa dos clubes do Distrito Federal com o objetivo de abrir espaço para as atividades do Programa Segundo Tempo. A parceria com o Ministério do Esporte é realizada através do Clube da Saúde e Sindicato de Clubes e Entidades Promotoras de Lazer e Esportes do Distrito Federal (Sinlazer).