Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Ministério da Fazenda divulgou uma nota hoje (22) em resposta ao questionamento feito pelo prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, de que o ministro teria "mentido na entrevista".
Além de reiterar as informações apresentadas ontem durante entrevista coletiva, a nota diz que "o contrato sobre coleta de lixo da cidade de Ribeirão Preto foi assinado na administração anterior e mantido pela sua gestão".
Segundo o texto, "outros contratos emergenciais foram feitos com a empresa Leão&Leão na sua gestão. O contrato a que o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, se refere foi fruto de um novo processo licitatório" e se destinou "à operação de aterro sanitário, coleta e tratamento de resíduos de serviços de saúde e coleta de lixo reciclado", acrescentando que esse assunto não foi abordado durante a coletiva.
O referido contrato, segundo informou o ministério "ainda está em vigor e foi aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado" de São Paulo. A nota distribuída à imprensa conclui informando que "o Ministro da Fazenda reafirma sua disposição de prestar todos os esclarecimentos necessários sobre as questões colocadas".
Leia abaixo a íntegra da nota:
A Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Fazenda informa:
1 - Na entrevista coletiva de domingo (21/08) o Ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que o contrato sobre coleta de lixo da cidade de Ribeirão Preto, que está sendo objeto de discussão na promotoria local, foi assinado na administração anterior e mantido pela sua gestão.
2 - O Ministro confirmou ainda que outros contratos emergenciais foram feitos com a empresa Leão&Leão na sua gestão. O Ministro reafirma todas as suas declarações.
3 - O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, acusou o ministro de ter mentido na entrevista coletiva de ontem. O Ministro recusa esta acusação, na medida que o contrato citado não foi objeto de questionamento na coletiva. A Assessoria de Comunicação Social confirma que existe este outro contrato com a empresa Leão&Leão e reitera que, em nenhum momento, foi questionado, em nenhuma das instâncias de discussão do problema político atual.
4 - Este contrato a que o prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia se refere foi fruto de um novo processo licitatório, para outro objeto: operação de aterro sanitário, coleta e tratamento de resíduos de serviços de saúde e coleta de lixo reciclado.
5 - O contrato ainda está em vigor e foi aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado.
6 – O Ministro da Fazenda reafirma sua disposição de prestar todos os esclarecimentos necessários sobre as questões colocadas.