Governo brasileiro quer consolidar parceria com EUA para criação de rede de segurança alimentar

22/08/2005 - 17h04

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, apresentou hoje (22) aos representantes do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA) alguns dos programas sociais, como Bolsa Família; Compras Governamentais e aquisição de produtos da agricultura familiar; Banco de Alimentos; e os Restaurantes Populares.

Segundo Patrus Ananias, a visita faz parte da consolidação da parceria entre os governos brasileiro e americano. "Nós estamos reafirmando com os Estados Unidos uma parceria para criar uma grande rede de segurança alimentar e nutricional e também trabalhando outros acordos, como por exemplo, a avaliação de impactos dos programas", disse.

"Estamos surpresos com a mobilização da sociedade civil em torno do combate à fome e à pobreza", afirmou o chefe da missão norte-americana, Patrick Waldron. "Nos Estados Unidos temos muitos programas para combater a fome, mas nenhum com a integração de tantos órgãos como aqui no Brasil", completou Waldron, que também é responsável pela Política de Certificação do Food Stamp (um dos programas que inspiraram a criação do Fome Zero no Brasil).

Além de Brasília, a missão americana irá a Belo Horizonte (MG), Teresina (PI) e São Luís (MA). Nesses locais, os técnicos farão visitas de campo para conhecer a implantação dos programas federais.