Relatório destaca apoio da mídia à cidadania de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros

14/08/2005 - 16h24

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O relatório entregue pelo Grupo de Trabalho de Promoção da Cidadania GLTB (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) ao Ministério da Cultura para subsidiar a implantação de políticas públicas para esses segmentos afirma que a mídia teve um papel fundamental na construção da visibilidade sobre o assunto. Segundo o relatório, a ação direta da mídia pode ser percebida através da centralidade dada ao tema em jornais, revistas, noticiários e novelas.

A união civil de pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo foram, segundo o relatório, temas que geraram polêmica na mídia nacional. O texto destaca o caso que envolvia a guarda do filho da cantora Cássia Eller, obtida na Justiça pela ex-companheira de Cássia.

As lutas individuais e de ONGs, segundo o relatório da GLTB, fizeram com que os problemas políticos – tais como a limitação dos direitos civis e a homofobia (violências físicas e simbólicas sofridas pela população de Gays, Lésbicas e Transgêneros) – fossem expostos nos meios de comunicação.

De acordo com o relatório, o objetivo é mostrar ao Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural, que é possível colocar em ação medidas que visem a fortalecer a auto-estima e a visibilidade da população GLTB, e garantir sua cidadania, por meio de manifestações culturais.