Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - O prefeito de São Paulo, José Serra, afirmou em coletiva no Palácio Campo das Princesas que veio à capital pernambucana trazer a homenagem da população paulista a Miguel Arraes. Milhares de pessoas já passaram pelo velório do deputado federal e presidente nacional do PSB (Partido Socialista Brasileiro), que também foi prefeito do Recife e, por três vezes, governador de Pernambuco.
Serra recordou os tempos de líder estudantil, quando conviveu de perto com Miguel Arraes. Citou a época em que convidou o recém-eleito governador de Pernambuco para fundar a Frente de Mobilização Popular em São Paulo. "Desde aquela época, mantivemos uma relação bastante próxima, de afeto recíproco", comentou.
De acordo com José Serra, Arraes foi uma pessoa que marcou a História do Brasil na segunda metade do século passado e no início do atual: "Quando a História do país for reescrita, Miguel Arraes será uma das personagens fundamentais, em função da coerência e da generosidade que marcaram sua vida de dedicação às lutas do povo."
Serra disse, ainda, que o ex-governador de Pernambuco foi um símbolo da ascensão da força popular para a realização de reformas, como a agrária, e para a democratização do processo político.
No velório, José Serra cumprimentou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, ao conceder entrevista, disse que não era momento para falar sobre política.