Primeiro centro estadual de Saúde do Trabalhador no Ceará será inaugurado hoje

05/08/2005 - 7h14

Brasília - O primeiro Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) do Ceará, de nível estadual, será inaugurado hoje (5) pelo ministro da Saúde, Saraiva Felipe.

Construído com recursos repassados pelo Ministério e pelo governo cearense, o centro tem capacidade para atender a cerca de 4 milhões de trabalhadores e deve funcionar como articulador entre os núcleos regionais e toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o Ceará possui três CRST regionais localizados nos municípios de Sobral, Horizonte e Juazeiro do Norte, que atendem aproximadamente um milhão de trabalhadores. As ações dos CRST são desenvolvidas por equipes multidisciplinares envolvendo médicos do trabalho, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiro do trabalho, homeopatas, acupunturistas, técnicos de segurança no trabalho, fonoaudiólogos, que visam identificar doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

Em todo o país, estão em pleno funcionamento 100 CRSTs. A expectativa do Ministério da Saúde é habilitar outros 100 até o fim de 2006.