Petroleiros da refinaria de Manguinhos farão passeata amanhã no Rio

26/07/2005 - 19h42

Rio, 26/7/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os petroleiros da refinaria de Manguinhos farão passeata a partir das 14 horas de amanhã (27), em direção à sede da Agência Nacional do Petróleo (ANP), na Avenida Rio Branco (centro da cidade). A manifestação é contra o fechamento da Refinaria de Manguinhos e pela manutenção dos 500 empregos dos petroleiros por um ano.

A empresa, controlada pelo Grupo Peixoto de Castro e pela Repsol YPF, anunciou que não comprará nova carga de petróleo, interrompendo as atividades de refino no início de agosto. De acordo com estimativa dos empregados, o petróleo estocado deve durar, no máximo, até terça-feira (2/8).

Para quinta-feira (28) está programada nova manifestação, na porta da refinaria, na Avenida Brasil, no bairro de Manguinhos. O ato é denominado "Hora Certa" e inclui café da manhã, com o objetivo de atrasar a entrada dos trabalhadores, das 6 horas para as 9 horas.

Na semana passada, o diretor-superintendente da Refinaria de Manguinhos, Arthur Cassiano, garantiu a manutenção dos empregos dos petroleiros até 19 de agosto.

Hoje, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou que avaliará as alternativas apresentadas pelos trabalhadores para a crise na empresa. Ele informou que amanhã a situação da refinaria será um dos temas de reunião com o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima.