Grevistas do INSS protestam em frente ao ministério e pedem audiência com Nelson Machado

26/07/2005 - 16h44

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um grupo de trabalhadores do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) está neste momento fazendo uma manifestação na entrada principal do Ministério da Previdência. A segurança do local fechou as portas do ministério e nem os funcionários podem entrar. Apesar da proteção policial, um grupo de 20 grevistas conseguiu chegar ao gabinete do ministro Nelson Machado. Eles querem ter uma audiência ainda hoje.

Os grevistas reivindicam 18% de gratificação, reajuste de 47,1% para os servidores da Saúde, contratação de 18 mil servidores, atualização da área de informática e plano de cargo e carreira para os servidores da Previdência. O governo propôs recomposição de 9,7% a 17% aos servidores ativos e de 5 a 9,4% para os funcionários aposentados e pensionistas. A greve do INSS já dura 55 dias.

Ontem, o procurador da República no Distrito Federal, Peterson Pereira, estabeleceu que os servidores do INSS voltem ao trabalho até o fim desta semana. O procurador pediu também que os grevistas e representantes do governo marquem uma reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e com o ministro da Previdência.