Eletrobrás vai colocar nível de consumo de energia em fornos de microondas

26/07/2005 - 15h49

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), do Ministério de Minas e Energia, gerido pela Eletrobrás, se prepara para iniciar, em setembro próximo, a etapa de etiquetagem dos aparelhos de microondas, que vai indicar ao consumidor os níveis de consumo de energia. Na etapa seguinte, os aparelhos mais eficientes, incluídos na categoria "A" da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), receberão o Selo Procel de eficiência energética, já a partir de 2006.

O chefe da Divisão de Planejamento de Conservação de Energia da Eletrobrás/Procel, Marcos Lima, ressaltou hoje (26) em entrevista à Agência Brasil, no Rio de Janeiro, que essas medidas que vêm sendo tomadas pelo Procel em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) representam benefícios para o consumidor e o meio ambiente.

"Quanto menos você usa energia elétrica de forma ineficiente, menos você impacta a parte ambiental", indicou Marcos Lima. Acrescentou que, para o consumidor, "esse é um instrumento fortíssimo, de defesa do consumidor, porque ele consegue fazer uma escolha melhor sobre vários equipamentos, elegendo aquele que consome menos fazendo o mesmo serviço. Então, ele se beneficia, ele gasta menos em sua conta de luz".

Marcos Lima afirmou que com a etiquetagem começando em setembro, a partir do início de 2006 a Eletrobrás/Procel já terá classificado os microondas de "A" a "E" , de acordo com o grau de eficiência energética. "O que a gente pretende é que 20% estejam em "A". E esses 20% vão poder usar o Selo Procel, que indica para o consumidor que esse aparelho consome menos energia".

O chefe da Divisão de Planejamento de Conservação de Energia da Eletrobrás/Procel destacou também que "o grande lance é que esse trabalho é feito de maneira voluntária entre os fabricantes e o governo. Eles (os fabricantes) percebem isso como um instrumento de marketing para as vendas melhorarem e a gente aposta nisso para que o consumo em anos seguidos seja cada vez menor".