Melina Fernandes
Da Agência Brasil
São Paulo - A Campanha do Agasalho em Santa Catarina é diferente das de outros estados, já que é organizada pelo canal RBS TV, que transmite a TV Globo no estado e não por algum órgão do governo. A arrecadação é preparada pela emissora há nove anos. Segundo o coordenador da campanha, Raphael de Aguiar Ribeiro, as secretarias municipais do Bem-Estar Social são as que dão maior apoio para que a arrecadação seja feita.
Em 2005, a campanha, cujo slogan é Não deixe de aquecer 1 milhão de corações neste inverno, ultrapassou a meta traçada. De acordo com o coordenador, foram arrecadadas mais de 1,3 milhão de peças, que já estão sendo distribuídas. A campanha de 2005 representa um crescimento de 400% em relação aos últimos quatro anos.
Até agora, cerca de 62 mil famílias receberam os agasalhos. A previsão é beneficiar 86 mil famílias, 300 entidades e secretarias de Bem-Estar Social do estado catarinense. Ao todo, são 257 parceiros que estão também apoiando a arrecadação.
Segundo ele, muita coisa em bom estado foi arrecadada. "A gente conta aqui roupa íntima, cobertor, travesseiro, colchão. E a cada ano, as roupas estão vindo cada vez melhores, porque antes a gente batia em cima do 'doe o que você não usa mais', mas isso mudou". Raphael Ribeiro enfatiza que a moda está contribuindo bastante para essa mudança, que considera muito positiva. Ele explica que as pessoas doam roupas pouco usadas, que não estão mais na moda e, por isso, a qualidade das peças doadas tem aumentado.
Neste ano, a campanha começou em 9 de maio e terminou em 26 de junho em grande parte das cidades. Em Blumenau e Joinville a arrecadação foi prorrogada até 10 de julho, em virtude do interesse de parceiros em dar continuidade à campanha. "A gente antecipou para, justamente, quando chegasse o frio as pessoas já estarem com os agasalhos", ressalta o coordenador.