Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional alertou hoje (24) os órgãos de Defesa Civil dos estados da Região Sul para a ocorrência, entre amanhã (25) e quarta-feira (27), de baixas temperaturas. Para São Paulo a previsão é de que moradores de todas as regiões convivam com chuvas fortes, raios e ventos de até 60 quilômetros por hora.
Nas serras catarinense e gaúcha o frio mais intenso deve variar de 2 graus negativos a 2 graus positivos, entre segunda e quarta-feira. Para as demais áreas dos dois estados, os termômetros poderão baixar nos próximos três dias, para 4 e 8 graus. No mesmo período, é provável que os moradores dos municípios de maior altitude do Paraná enfrentem temperaturas mínimas de 1 grau negativo a 3 graus positivos, enquanto a previsão para o restante do estado é de 4 a 9 graus positivos.
A previsão de frio intenso faz a Sedec recomendar atenção especial com os moradores de rua. As baixas temperaturas e o ar frio favorecem a formação de geada e justificam que os agricultores sejam orientados sobre como evitar danos às lavouras.
Os temporais em São Paulo – com risco de queda de granizo - poderão causar alagamentos e deslizamentos de terra e de pedras. Especialmente no oeste, no centro, e no leste paulistas, inclusive na capital, o cidadão deve evitar permanecer em baixadas, áreas ribeirinhas, encostas, morros e terrenos desprotegidos de raios e ventos.
Com informações do Ministério da Integração Nacional.