Começa no Rio conferência da Sociedade Internacional de Aids

24/07/2005 - 13h46

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio - A 3ª Conferência da Sociedade Internacional de Aids será aberta hoje (24), às 19h30m, no Riocentro, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade. O encontro vai até a próxima quarta-feira (27), reunindo cerca de 5 mil especialistas.

Participam da solenidade o presidente da República de Botswana, Festus Gontebanye Mogae; o enviado especial à África para HIV/Aids pelo Secretário Geral da ONU, Stephen Lewis; o diretor do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Pedro Chequer; o presidente do Grupo Pela Vidda, Octávio Valente, e o cantor e compositor Caetano Veloso.

Além das plenárias, os participantes da conferência terão acesso a sessões específicas para apresentação de trabalhos científicos. Pesquisadores de 114 países inscreveram trabalhos, dos quais foram selecionados 2.060 resumos. Esse volume superou em 10% o apresentado na conferência anterior, realizada em Paris, em 2003.

Entre os resumos que serão apresentados destacam-se: Patogênese Viral; A Escalada dos Anti-retrovirais; Desenvolvimento de Vacinas para HIV; Novos Agentes Anti-retrovirais; Tratamento do HIV pediátrico e diminuição de danos.

A cerimônia de encerramento da conferência contará com a presença do ministro da Saúde, Saraiva Felipe, que fará seu primeiro pronunciamento sobre o tema, desde que assumiu o cargo no início do mês.

No final dos trabalhos será apresentado o resumo dos principais destaques do encontro em cada uma das três áreas – ciência básica, clínica e preventiva. O co-presidente da conferência, o médico Celso Ramos, da Sociedade Brasileira de Infectologia apresentará os comentários finais sobre o evento. A próxima conferência sobre o tema está prevista para 2007, em Sidney, na Austrália.