Marinho reafirma compromisso com a reforma sindical

23/07/2005 - 20h03

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Trabalho, Luis Marinho, que também participou hoje (23) do almoço comemorativo da posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, em São Bernardo do Campo, reafirmou seu compromisso de impulsionar a reforma sindical. Para isso, informou que pretende conversar nas próximas semanas com empresários, centrais sindicais e Congresso Nacional.

"É compromisso nosso retomar o debate sobre reforma sindical e, depois, a reforma trabalhista", disse. Marinho destacou a criação de 3.135 milhões de empregos formais no país desde a posse do presidente Lula, há 30 meses, e defendeu o programa Primeiro Emprego. "O programa é como um guarda-chuva com várias varetinhas. Tem uma que não está funcionando bem, que é a subvenção às empresas", disse. Segundo ele, o programa já atendeu 230 mil jovens em todo o país.

Antes do almoço festivo, em pequena coletiva à imprensa, o ministro disse que, por orientação do presidente Lula, não está "tomando conhecimento das reportagens" sobre as denúncias de corrupção envolvendo parlamentares de diferentes partidos. "Lula disse: não vamos nos deixar contaminar pela crise política", revelou. "Nosso trabalho é fazer a economia continuar crescendo", afirmou o ministro.

Marinho disse, ainda, que a alta do dólar "é positiva" para os exportadores e disse ter certeza de que, a partir do próximo mês, a taxa básica de juros entrará numa "fase de redução".