Brasília - Começa nesta segunda-feira (11), na cidade de São Paulo, o primeiro Congresso Mundial de Segurança Alimentar. O Brasil foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Federação Internacional da Indústria de Alimentos (IFIF) para sediar o encontro.
Estarão reunidos representantes do governo e da indústria das quatro potências mundiais do setor – EUA, Europa, China e Brasil. Durante três dias, 80 conferencistas nacionais e internacionais discutirão maneiras de garantir a segurança dos alimentos produzidos. Entre os assuntos que serão abordados, destacam-se influenza aviária, vaca louca, hormônios, biotecnologia, Protocolo de Quioto e transgênicos, entre outros.
Segundo a FAO, o Brasil foi escolhido para sediar o congresso por ser visto como celeiro do mundo, para atender a uma população que deverá ser de 9 bilhões em 2050.