Porto do Itaqui terá maior segurança em 2006

10/07/2005 - 12h36

Silva Diniz
Repórter da Agência Brasil

São Luís - A Transpetro, subsidiaria da Petrobras que opera dutos e terminais, anunciou que pretende atingir maior nível de segurança nas operações de descarregamento e transbordo de derivados no Porto do Itaqui, no Maranhão. De acordo com o coordenador do terminal, Ubirajara Bezerra, até março de 2006 a transpetro vai instalar barreiras fixas e móveis no porto, cercando parcialmente os navios em operação. Segundo ele os equipamentos fixos ficarão nos píeres de desembarque de derivados, e os móveis serão acionados durante o movimento de navios.

As barreiras segundo ele, terão a função ainda de proteger os densos manguezais que cercam o Itaqui. Responsável pela logística de transportes da Petrobras, a Transpetro vai investir R$ 3,2 milhões na compra e instalação de barreiras de contenção fixas e móveis. Os serviços devem ser licitados no segundo semestre.

"Não há registro recente de acidentes com derivados no porto", disse o coordenador. Ele explicou que a medida visa unicamente a aumentar os dispositivos de segurança da Transpetro em seus terminais no país. "Nenhum investimento em segurança é demais. Quando há aumento dos dispositivos de segurança e de prevenção a acidentes com derivados, o porto do Itaqui se transforma em referência internacional positiva nessa área", observou.

Ubirajara Bezerra disse que para o combate imediato a acidentes com derivados, a Petrobras dispõe de um Centro de Defesa Ambiental (CDA), que acompanha as operações com navios no porto. No CDA, 19 técnicos trabalham em sistema de rodízio, durante 24 horas. Único em sua especialidade no estado e um dos nove da Petrobras no país, o CDA desenvolve treinamento permanente para combate a acidentes com derivados e à propagação de substâncias tóxicas. A Petrobras aplica R$ 300 mil mensais na sua manutenção.

Ubirajara Bezerra informou que, no segundo semestre deste ano, a Transpetro vai realizar no Maranhão uma operação simulada para prevenção de acidentes na área do porto, com a utilização de técnicos e equipamentos de outros centros de Defesa Ambiental.