Rossetto inaugural Central da Agricultura Familiar na Ceasa de Recife

05/07/2005 - 6h28

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o secretário de Desenvolvimento Territorial do ministério, Humberto Oliveira, e o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, participam da inauguração da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), às 9 horas, na Ceasa do Complexo Rodoviário do Curado, em Recife.

A construção da unidade é resultado de parceria entre o governo estadual, que cedeu o terreno da Ceasa onde o galpão foi construído, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que investiu R$ 2,87 milhões na obra. Os 508 módulos do galpão serão ocupados, em sistema de rodízio, por pequenos produtores e agricultores originários dos assentamentos de todas as regiões de Pernambuco.

Técnicos do MDA realizaram, desde janeiro, cursos de capacitação de agricultores familiares com o objetivo de melhorar as estratégias de produção e aproveitamento das oportunidades de mercado. Também está sendo realizado um levantamento dos potenciais compradores da agricultura familiar, que inclui órgãos públicos, pequenos comerciantes, redes de supermercados e donas de casa.

Para assegurar que o espaço não seja ocupado por atravessadores, foi criado um comitê gestor que irá regulamentar o acesso dos agricultores ao galpão. O comitê é formado por representantes dos governos pernambucano e federal, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e de organizações não-governamentais, como a Visão Mundial e Centro de Mulheres do Cabo.