Policiais civis do Rio decidem manter ''operação padrão''

05/07/2005 - 19h12

Rio, 5/7/2005 (Agência Brasil - ABr) - Em mais uma rodada de negociação com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, policiais civis decidiram manter a chamada "operação padrão" enquanto o governo estuda as reivindicações da categoria. Desde a semana passada, os registros de ocorrência das delegacias estão sendo feitos apenas na presença de delegados, o que restringe o atendimento à população.

Segundo o inspetor Francisco Chao, os policiais civis querem aumento de 230% para 391% sobre o salário base, como adicional de periculosidade, e a volta da gratificação especial de atividades (Geat), implementada em 2001 e suspensa em 2002. Chao explicou que os bombeiros, os policiais militares e os delegados já receberam a gratificação de volta.

Uma assembléia dos policiais está marcada para sexta-feira (8) e para a próxima semana está prevista uma nova rodada de negociação. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, no encontro foi fixado um cronograma de trabalho em que serão discutidas e analisadas as possibilidades de atendimento às reivindicações da categoria em 2006, após a efetivação do reajuste salarial de 17%, que será pago em cinco parcelas, a última em dezembro deste ano.

A Secretaria informou ainda que a "operação padrão" não alterou a rotina das delegacias. Em maio, as 36 delegacias da capital tiveram uma média diária de 582 registros de ocorrência. Na última sexta-feira (1º), foram 501 casos; no sábado (2), 617; no domingo (3), 700; e ontem (4), 604.