Inflação medida pelo IPC-S cai na maioria das cidades pesquisadas

05/07/2005 - 10h50

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) apresentou desaceleração em cinco das sete capitais pesquisadas em 30 de junho. Recife foi a cidade que apresentou maior queda, passando de 0,57% em 23 de junho para 0,31% em 30 de junho.

André Furtado Brás, coordenador do IPC na Fundação Getúlio Vargas (FGV), diz que, em Recife, quatro dos sete grupos com preços coletados tiveram variações inferiores, a maior na Habitação com desaceleração de 0,92 ponto percentual. O grupo Alimentação foi o que mais contribuiu para o resultado, ficando em 0,77%. Apesar da queda em relação à semana anterior, Recife permanece com a mais alta taxa de variação entre as sete capitais.

A menor variação na taxa de 30 de junho foi em São Paulo, com -0,23%, influenciada pelos grupos Alimentação, que passou de -0,47% para -0,99%, e Transportes, que saiu de -0,41% para -0,53%.

As duas capitais que registraram elevações foram Porto Alegre, que passou de –0,03% para 0,09%, e Brasília, onde a taxa saiu de 0,08% para 0,16%. As pesquisas foram feitas em Belo Horizonte (0,18%), Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (0,02%), Salvador (-0,03%) e São Paulo.