Michèlle Canes
Da Agência Brasil
Brasília – Analisar a dimensão da exclusão social no Brasil com o enfoque na educação. Esse foi o objetivo do 10º Fórum Brasil Educação, segundo o secretário executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE) Gilberto Benetti. O evento reuniu representantes de vários estados brasileiros, hoje, em Brasília.
Benetti afirma que os itens discutidos no fórum servem para auxiliar o Ministério da Educação (MEC) na elaboração de metas e políticas para a erradicação de problemas como do analfabetismo – principalmente nas regiões Norte e Nordeste. "Nosso objetivo é subsidiar o MEC para dizer onde se concentram essas desigualdades educacionais e de que maneira as políticas podem ser feitas", informou.
Segundo o secretário, a exclusão não deve ser tratada como uma política assistencialista mas sim como uma política de governo. "Devemos buscar as causas e quais as políticas de governo capazes de resolver, não as imediatas, mas as que chegam as fundo das causas."