ó Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente de Câmara, deputado Severino Cavalcanti, encerrou hoje a sessão no plenário por falta de quórum e marcou uma sessão ordinária para depois das 19 horas.
A pauta do plenário está trancada por uma medida provisória que destina R$ 30 milhões a vítimas da seca no Sul. As medidas provisórias passam a trancar a pauta de votações da Câmara quando estão com prazo de tramitação vencido – 60 dias prorrogáveis por mais 60 dias, como determina a Constituição Federal.
Depois de analisar essas matérias, os deputados poderão continuar a votação do Projeto de Resolução, que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Compra de Votos.
Hoje, o deputado e presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pediu em plenário a convocação extraordinária do Congresso Nacional. Segundo ele, 30 dias de recesso parlamentar são "um cortejo de omissão". O deputado disse que ofereceu ainda um documento à Mesa da Câmara que permite quebrar seus sigilos bancário, fiscal e telefônico. De acordo com o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), Costa Neto sabia do suposto pagamento de mesadas a deputados na Câmara.