Governo de Roraima tem 15 dias para quitar dívidas de empresa e receber recursos do Luz para Todos

04/07/2005 - 11h52

Thaís Brianezi
Repórter da Agência Brasil

Manaus - O secretário de Planejamento de Roraima, Haroldo Amoras, afirma que o governo estadual tentará quitar as dívidas da Companhia Energética de Roraima (CER) com a União para que a empresa possa receber os R$ 23,89 milhões disponíveis do Programa Luz para Todos para o interior do estado. A verba se refere à contrapartida de 80% dos recursos oferecidos pelo governo federal para a execução do programa, entre 2004 e 2005.

Se não conseguir retirar a CER da inadimplência no prazo de 15 dias, o governador Ottomar Pinto terá que escolher entre repassar a execução do Luz para Todos para a Eletronorte ou para o Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército. Segundo Amoras, esse foi o resultado da reunião entre representantes do governo estadual, Maurício Tolmasquim, ministro interino de Minas e Energia, e Johaness Eck, coordenador do Conselho Gestor das Ações do Governo Federal em Roraima, realizada na última sexta-feira (1º), em Brasília.

Entre 2004 e 2005, o Luz para Todos deveria levar energia elétrica a 4.005 famílias dos 14 municípios do interior de Roraima. Até agora, porém, isso não aconteceu por causa da situação financeira da empresa. "A CER está inscrita no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal) por uma dívida de R$ 3,9 milhões. São débitos antigos que recebemos, dívidas com a Eletrobrás, com a Boa Vista Energia e com a Receita Federal. A grande questão é que no orçamento não há mágica e teremos que estudar a viabilidade de fazer cortes em outras áreas para quitar esses débitos", diz Amoras.