Servidores públicos fazem marcha por melhores salários e condições de trabalho

22/06/2005 - 11h01

Irene Lobo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Servidores de 31 órgãos públicos federais fazem, nesta quarta-feira (22), uma marcha pela Esplanada dos Ministérios para reivindicar melhores salários e condições de trabalho. Eles estão concentrados em frente à Catedral e daqui a pouco seguem para o Palácio do Planalto e para o Ministério da Justiça, onde farão ato público pela ética e contra a corrupção.

Segundo o diretor da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva, 75% do funcionalismo aderiram à greve, que hoje completa 20 dias. Ele disse que se o governo não negociar, os servidores continuarão em greve. "Nós esperamos que o governo tenha entendido o recado e que essa resistência dos servidores não vai acabar enquanto não tiver uma resposta às nossas pautas de reivindicações", acrescentou.

Representantes das categorias paralisadas terão, ainda hoje, reunião com o ministro da Previdência Social, Romero Jucá. Os trabalhadores pedem recomposição salarial de 18% pelas perdas sofridas desde 1995, um plano de carreira para as categorias, paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, incorporação das gratificações ao salário e a realização de concursos públicos.