Servidores avaliarão greve em plenária no sábado

22/06/2005 - 18h14

Danielle Coimbra
Da Agência Brasil

Brasília - Os servidores públicos federais em greve marcaram para sábado (25) uma plenária nacional em que avaliarão os resultados da manifestação realizada nesta semana em Brasília. Segundo Jorge Moreira, da Federação Nacional das Entidades dos Trabalhadores da Seguridade Social (Fenasps), foi apresentada ao governo uma pauta de reivindicações. "Queremos uma abertura real de negociação, os setores em greve esperam por uma resposta", disse.

Desde segunda-feira (20), participam dos protestos na Esplanada dos Ministérios trabalhadores dos ministérios da Saúde, Trabalho, Fazenda e Previdência Social, da Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Fenajuf), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística (Assibge). Paulo Barela, da executiva nacional da Assibge, informou que "o centro da nossa reivindicação é a reposição das perdas acumuladas, que somam 18%, o plano de carreira e a incorporação de todas as gratificações sobre produtividade".

A greve dos servidores públicos federais teve início no dia 2 e a manifestação desta terça-feira na Esplanada dos Ministérios reuniu cerca de 2 mil pessoas.