Polícia encontra equipamentos penhorados da Vasp que haviam sumido

22/06/2005 - 17h24

Melina Fernandes
Da Agência Brasil

São Paulo – Materiais da Companhia Aérea Vasp que haviam sumido do pátio do Aeroporto de Congonhas foram descobertos na madrugada de hoje (22) em dois galpões pela polícia de São Bernardo do Campo. Durante a busca, o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) da cidade prendeu o gerente da empresa de revenda de caminhões Brasil Caminhões, Anésio Bovolon Júnior, que é o responsável pelos produtos encontrados. Ele foi autuado enquanto pintava os objetos com a marca de uma outra companhia aérea. A Vasp está sob intervenção federal desde março e teve seus bens bloqueados pela Justiça do Trabalho para o pagamento de dívidas trabalhistas.

Segundo o delegado seccional de São Bernardo do Campo, Marco Antonio de Paula Santos, a polícia recebeu informações de que "algumas pessoas estariam desviando este material justamente para não serem penhorados", já que a Vasp tem de saldar dívidas trabalhistas com vários funcionários.

O delegado diz que "a comissão interventora da Vasp, nomeada judicialmente, recebeu informações de alguém estaria negociando uma turbina de Boeing, aqui em São Bernardo do Campo, numa revenda de caminhões. Eles (a comissão) já tinham informações de que muita coisa havia sumido do pátio da empresa indevidamente; vieram checar essa informação e constataram que realmente havia vários produtos da Vasp sem origem. Então eles nos acionaram".

Um dos galpões fica na Penha, na zona leste de São Paulo. Lá, foram apreendidos caminhões, tratores, vans, turbinas, geradores, esteiras rolantes, poltronas de avião, guindaste, peças de manutenção das aeronaves. O outro galpão fica na Vila Guilhermina.

Segundo o delegado, o material está sendo periciado e será depositado para a comissão interventora. "Isto está tudo apreendido, faz parte de inquérito policial e vai para a Justiça. Quem vai decidir o destino dos bens, isso está em demanda judicial na área trabalhista". Ele afirma que a quantidade encontrada é tão grande que a polícia, ainda na tarde desta quarta-feira, estava fazendo levantamento e também confirma que continuará fazendo várias buscas.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Polícia Civil de São Paulo, ontem à noite, a polícia localizou um galpão também lotado de peças da companhia aérea. Foram apreendidos no local veículos, peças e a turbina de um avião 737.