Porto Alegre, 22/06/2005 (Agência Brasil - ABr) - A prefeitura de Itaqui, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, decretou situação de emergência por causa da cheia do rio Uruguai, que atingiu hoje 8,40 metros acima do nível normal no município.
Segundo o prefeito Bruno Silva Contursi, há 225 casas alagadas no município e mais de 900 pessoas estão desabrigadas na cidade. Ele disse que a prefeitura montou uma rede de proteção social para distribuir alimentos, agasalhos e medicamentos aos desabrigados, que também sofrem com a temperatura próxima de zero grau registrada na região.
Mesmo com o nível do rio Uruguai começando a baixar lentamente desde ontem (21), em São Borja, mais de 700 pessoas continuam desabrigadas no município, que já decretou estado de emergência.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a cheia do rio Uruguai ainda deverá provocar aumento no número de flagelados em Uruguaiana. A enchente na região da fronteira oeste do estado também atinge os municípios de Porto Mauá e Porto Lucena.