Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília – José Dirceu chegou à Câmara dos Deputados, onde reassume hoje (22) o mandato como deputado federal por São Paulo. Ele seguiu direto para a sala da liderança do PT na Câmara, onde vai aguardar até às 15h, horário previsto para o início do seu discurso no plenário.
A chegada de José Dirceu foi tumultuada, já que cerca de 100 militantes e parlamentares do PT aguardavam o ex-ministro com faixas, bandeiras do partido e gritos de apoio como "Dirceu é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo". O percurso entre o anexo 2, por onde entrou, e a sala da liderança da Câmara, feito normalmente em menos de 5 minutos, levou mais de 20 minutos.
Dirceu comentou brevemente que seu discurso "vai marcar o retorno à Câmara, mas não tem nada de excepcional". Negou que irá se defender da acusação de envolvimento no chamado "mensalão" feita pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), porque não é réu nesse episódio. "Vou me colocar à disposição da Câmara".
Ele também fez uma defesa do PT, dizendo que o partido é de militância, que tem um "grande patrimônio ético e político, que contribuiu para a democracia no país como poucos e vai continuar assim".