Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), pretende indicar ainda esta semana um relator para avaliar o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da compra de votos. Essa CPI, proposta pela base aliada na semana passada, tem como objetivo investigar o pagamento de mesadas a parlamentares, o chamado "mensalão", e a denúncia de compra de votos para a aprovação da emenda da reeleição. "O requerimento já está comigo e devo designar o relator até quinta-feira. Trata-se de uma CPI com dois fatos determinados", afirma Biscaia.
De acordo com o parlamentar, é possível que mais de uma CPI seja instalada para tratar de temas que se relacionam, como o caso dos Correios e do "mensalão". "Mas certamente a primeira CPI é que será a mais importante dentre as investigações".
Hoje (14), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu um requerimento conjunto do PDT, PV e PPS para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a existência de supostas mesadas na Câmara, o chamado mensalão. O deputado Roberto Jefferson declarou à imprensa que o PT pagava R$ 30 mil por mês a deputados do PP e do PL em troca de apoio ao governo.