Paulo Mesquita
Repórter da Voz do Brasil
Brasília - Cerca de 2,2 milhões de jovens e adultos brasileiros devem ser atendidos pelo programa Brasil Alfabetizado em 2005. O ministério da Educação já está recebendo os projetos de alfabetização das prefeituras municipais e secretarias estaduais de educação interessadas em participar do programa este ano.
O desafio do programa para 2005 é fazer com que os 5.563 municípios brasileiros participem do Brasil Alfabetizado. Para isso, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) estabeleceu uma meta de atendimento para cada município, baseada nos dados do Censo 2000 do IBGE.
O secretário Ricardo Henriques, titular da Secad, diz que além da alfabetização, a preocupação está na continuidade dos estudos. "A alfabetização é o momento de entrada, o portal de entrada, que mobiliza jovens e adultos, que estavam excluídos do sistema de ensino, a entrarem na alfabetização e em seguida continuarem seus estudos na 1ª a 4ª série do ensino fundamental, e depois de 5ª a 8ª série, sobretudo com conteúdos profissionalizantes. Isso é de extrema importância", ressalta.
Segundo o Censo 2000 do IBGE, o Brasil tem 16 milhões de analfabetos. O programa Brasil Alfabetizado já atendeu, em dois anos de existência, cerca de 3,5 milhões de pessoas acima de quinze anos.
As prefeituras e secretarias de educação tem até o dia 27 de junho para declarar a adesão a meta de atendimento publicada pela Secad. Depois da declaração, terão um prazo de 35 dias para apresentarem o cadastro.
Para realizar essas operações é necessário acessar o site da Secad: www.mec.gov.br/secad