Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) José Genoino classificou como "teatro político" as denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar na Câmara dos Deputados.
"É a terceira vez que um irresponsável faz calúnias e difamações para transformar mentiras em verdades", disse Genoino. Para ele, Jefferson tem a intenção de passar de réu a acusador. Ele também negou que tivesse participado de reuniões de negócios com Jefferson ou com o publicitário Marcos Valério. Genoino concede entrevista coletiva à imprensa na sede nacional do PT em São Paulo.
Em entrevista publicada no dia 6 de junho pelo jornal "Folha de S. Paulo", o deputado federal Roberto Jefferson (RJ, presidente do PTB) disse ter tomado conhecimento, por intermédio de diversos parlamentares, da existência de um esquema de pagamento mensal a deputados, o chamado "mensalão", no Congresso.
Deputados do PP e do PL, segundo ele, recebiam até o início deste ano R$ 30 mil por mês. Ainda segundo Jefferson, esse dinheiro seria pago por Delúbio Soares, tesoureiro do PT.
No último domingo, em uma segunda entrevista ao jornal, Jefferson afirmou que o dinheiro utilizado pelo PT para pagar as supostas mesadas vinha de empresas e estatais. Apesar de dizer não ter provas, o deputado afirma que o dinheiro chegava a Brasília "em malas" e seria distribuído por Delúbio Soares, o publicitário Marcos Valério e o líder do PP na Câmara, José Janene (PR).