Deputado estadual diz que selo em caminhões de transporte de madeira em Anapu afirmam apoio ao PT

14/06/2005 - 18h42

Danielle Coimbra
Da Agência Brasil

Brasília – Segundo o deputado estadual Aírton Faleiro (PT-PA) – suposto envolvido em corrupção de exploração de madeira ilegal no Pará –, o selo usado nos caminhões que carregam madeira no Pará com o slogan "Optante do Plano Safra Legal 2004" existe apenas no município de Anapú e se trata de uma manifestação política do empresariado, usado como instrumento político para expressar apoio ao PT.

"Na minha avaliação, é uma forma de expressão política deles para identificar aqueles setores que estavam querendo caminhar para a legalidade", opina.

De acordo com denúncias apontadas pela revista Veja, os adesivos colados nos caminhões eram uma espécie de senha que liberava o transporte ilegal de madeira em troca de contribuições aos candidatos do PT. "Eu tenho informações seguras de que mesmo os caminhões que usaram os adesivos optantes foram presos quando houve fiscalização do Ibama", afirmou Faleiro.

Segundo ele, todo o carregamento que estava sem as Autorizações para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) foi apreendido.

Aírton Faleiro afirmou que não participou do esquema de compra de autorização para a derrubada de madeira ilegal no Pará. "Sou conhecedor daquela realidade e nunca ouvi falar da existência desse adesivo em troca de recurso para o PT." O deputado disse ainda que pretende averiguar o motivo pelo qual seu nome e de outros políticos foi mencionado na matéria da revista Veja. "Quero saber o objetivo de pegarem nosso nome e jogar na lama numa matéria irresponsável com denúncias infundadas", completou.