Advogado de traficante diz que pedirá prisão de secretário de Administração Penitenciária do Rio

14/06/2005 - 20h18

Rio, 14/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - O advogado do traficante Elias Maluco, Célio Maciel, disse nesta terça-feira que vai pedir a prisão do secretário de Administração Penitenciária do Rio, Astério Pereira, e do diretor da penitenciária de Bangu I, major Danilo Nascimento. Ele argumentou que não foi cumprida a ordem do juiz Fábio Uchoa, que determinava o relaxamento da prisão, em Bangu I, do traficante Elias Maluco, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes.

"O Elias continua em isolamento. Ele está pálido e fraco. O que estamos falando é de um ser humano. Não estamos discutindo o processo do Elias. Eu estou discutindo uma ordem judicial que não está sendo cumprida", afirmou. Segundo o advogado, o major Danilo Nascimento disse que não iria cumprir a decisão por ordem de Astério Pereira.

Elias Maluco está preso em regime de isolamento total desde o dia 25 de maio, por decisão do diretor de Bangu I, que disse ter determinado a medida devido a um gesto obsceno feito pelo traficante após ser informado de sua condenação.

De acordo com o advogado Célio Maciel, o gesto teria sido feito ainda no tribunal, e portanto fora da unidade prisional, o que descaracterizaria a competência da decisão de Danilo Nascimento.