Olimpíada de Matemática tem mais de 10 milhões de estudantes inscritos

12/06/2005 - 8h53

Rio, 12/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - Mais de 10,46 milhões de estudantes da quinta à oitava séries do ensino fundamental e do ensino médio vão participar, no dia 16 de agosto, da primeira etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. O evento, exclusivo para alunos de escolas públicas, será realizado pela primeira vez no país. Os alunos inscritos representam 31.700 escolas de 92,59% dos municípios brasileiros.

A prova discursiva está marcada para o dia 8 de outubro e o resultado deve ser divulgado em novembro. Nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais e Roraima e no Distrito Federal, a adesão ao concurso foi de 100% dos municípios. No Rio de Janeiro, 322 mil alunos de 1.200 escolas púbicas (98,91% do total) estão inscritos para a competição, promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.

Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, a Olimpíada de Matemática é uma grande gincana de conhecimento que pode ajudar o governo federa a elaborar ações estruturais que incentivem e revelem jovens talentos na área científica.

"Nós não queremos entender a Olimpíada como um evento; a Olimpíada é mais do que isso. Ela vai abrir caminho para políticas públicas que melhorem o ensino científico nas escolas e para que seja criado na sociedade brasileira um processo de valorização do conhecimento, sobretudo no meio da juventude", ressaltou o ministro.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferecerá 2.001 bolsas de iniciação científica júnior vencedores da Olimpíada. Eles também vão receber 1.110 medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os professores dos 100 melhores alunos terão oportunidade de fazer estágio de 15 dias no Impa e as escolas onde estudam os melhor classificados em cada estado ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional. O Ministério da Educação vai construir quadras de esportes nos municípios vencedores de cada região.