MEC financia projetos voltados para a educação no campo

12/06/2005 - 8h52

Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil

Brasília - O Ministério da Educação está financiando projetos voltados para a educação no campo. Propostas que priorizem a capacitação de professores e confecção de material didático para educação no meio rural terão assistência financeira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Podem apresentar propostas prefeituras, secretarias estaduais e municipais de educação, universidades, organizações não-governamentais (ONGs) e entidades sem fins lucrativos. O prazo para apresentação dos projetos ao MEC vai até 31 de julho.

O coordenador-geral de Educação do Campo do FNDE, Antônio Munarin, informou que uma das exigências para os projetos é que sejam elaborados de forma contextualizada e que abordem as temáticas locais. "Estamos propondo que sejam apresentados projetos que apresentem uma perspectiva metodologia diferenciada. Como pensar uma formação de educadores do campo numa perspectiva que leva em conta a cultura do campo". Segundo ele, assim é também com o material didático. Munarin observou que o material didático existente não costuma "levar em consideração da cultura do campo".

Segundo ele, o apoio é para projetos que enquadrem-se nesse tipo de iniciativa, seja de secretaria, universidade, ou de ONG que queira apresentar um projeto dessa natureza. Se surgir algum projeto em que o responsável diga que quer produzir material didático adequado à realidade do campo, informou Munarin, o trabalho será analisado. "É com essa perspectiva que vamos apoiar", explicou.

De acordo com ele, ao financiar projetos como esses, o MEC coloca em pauta a educação no campo. "É importante mostrar como o campo deve ser entendido numa relação com a educação, e não se pode pensar uma perspectiva educacional do campo sem pensar sua realidade social", afirmou.

Dados do ministério mostram que 97 mil escolas de educação básica estão na área rural, onde estudam oito milhões de alunos, ou seja, 15% das matrículas da educação básica. Nessas escolas, é grande a carência de capacitação específica de profissionais desse nível de ensino, bem como de práticas voltadas à valorização do meio rural.

Para o financiar os projetos, estão disponíveis R$ 3,48 milhões. O edital, o manual de assistência financeira e os formulários para serem preenchidos e encaminhados ao MEC pelos interessados em apresentar projetos estão disponíveis no site www.fnde.gov.br.