Rosamélia de Abreu
Repórter da Voz do Brasil
Brasília - Apenas 50 milhões de pessoas têm acesso à água com flúor no sistema de abastecimento público no Brasil. A água fluoretada é importante porque reduz pela metade a incidência de cárie em crianças e adolescentes. Para dobrar o número de brasileiros que têm acesso a água com flúor, o Ministério da Saúde vai investir, neste ano, R$ 15 milhões.
Segundo o coordenador nacional de Saúde Bucal e do Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, a medida tem grande impacto na saúde da população. "É uma medida de alta eficácia, principalmente em relação à prevenção à cárie dentária, que é o principal problema de saúde pública no Brasil. A cidade que tem água fluoretada reduz em 50% a incidência de cárie dentária na população.
Gilberto Pucca disse que o investimento é pequeno em relação ao benefício. "É uma medida barata, porque a adição de flúor no sistema público de abastecimento de água tem custo de R$1 por habitante ao ano", ressaltou.
Os recursos serão utilizados na instalação de 500 sistemas de fluoretação até o fim deste ano. No ano passado, 250 cidades receberam o benefício.