São Paulo, 12/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - A diversidade na pauta de exportações brasileiras conta com mais um aliado, a produção de filmes publicitários. A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) firmou acordo de parceria com a Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais (Apro), que prevê investimentos de R$ 2 milhões para promover a produção e co-produção de filmes publicitários no exterior.
A parceria busca ampliar a participação brasileira no mercado internacional, o número de filmes produzidos e a receita das empresas nacionais. A meta é elevar o faturamento das associadas à Apro para US$ 12 milhões até meados de 2006. De acordo com o presidente da Apex, Juan Queirós, o Brasil é um mercado atraente para grandes produtoras internacionais, em razão da sua variedade de cenários, de profissionais criativos e do custo de produção 30% menor em relação a seus concorrentes.
"À medida que possamos mostrar os nossos trabalhos lá fora, com certeza nós vamos atrair investimentos nesse setor", disse o presidente da Apex. O Brasil é o sétimo maior mercado publicitário do mundo, tendo movimentado em 2003 cerca de R$ 14,8 bilhões, incluindo verbas de mídia, um crescimento de 12,2% em relação ao ano anterior. Juan Queirós ressaltou que o aumento de produção no setor também contribui para o fortalecimento da imagem brasileira, ou seja, da marca Brasil.
Levantamento da Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais indica que, em 2003, foram realizadas 30 produções para o mercado internacional, o que representou um crescimento de 5% em comparação com 2002. Os principais destinos das produções nacionais foram América Latina (60%) e Europa (30%) e outras regiões (10%). A entidade conta com 75 associadas que represetam 90% da produção publicitária no país.
O acordo também prevê o apoio à participação brasileira no Festival Internacional de Publicidade, em Cannes, de 20 a 24 deste mês, para alavancar negócios, contatos e reforçar o posicionamento da imagem brasileira no mercado mundial. Serão 60 empresários do setor que farão parte da Campanha FilmBrazil Cannes 2005. Eles dividirão o espaço que será montado, próximo ao Palais du Festival, para que possam receber clientes e mostrar seus trabalhos. O local receberá decoração típica brasileira.