Dia do Trabalho terá show e ato político em Fortaleza

30/04/2005 - 14h42

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil

Fortaleza - O 1º de maio será comemorado em Fortaleza com uma grande manifestação popular no centro da cidade - a Praça do Ferreira. Promovida pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), a festa deve começar às 16 horas.

A expectativa é de que um grande público compareça para ver o show de artistas locais como Eugênio Leandro, Sávio Leão, Pingo de Fortaleza, Paulo Façanha e Dona Zefinha. Segundo a comissão organizadora "a intenção é valorizar a cultura e os talentos cearenses".

Além do show, haverá um ato político com pronunciamento das diversas lideranças sindicais sobre as principais bandeiras de luta da entidade: redução da jornada de trabalho, não à privatização do Banco do Estado Ceará (BEC), reforma agrária, punição para os assassinos de trabalhadores; valorização do salário mínimo; moradia e emprego e uma reforma sindical que fortaleça a organização dos trabalhadores.

No convite para a festa, a CUT do Ceará lembrou que o Dia Mundial do Trabalhoo foi criado em 1889, "por um congresso socialista realizado em Paris" e que "a data foi escolhida em homenagem a uma greve geral, ocorrida em 1º de maio de 1886, em Chicago, Estados Unidos".