Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O transporte do ex-presidente do Equador, Lucio Gutiérrez, entre a embaixada brasileira em Quito e a base aérea de Latacunga (a 80km da capital equatoriana) foi feito de madrugada como estratégia para garantir a segurança de Gutiérrez e evitar confrontos com os manifestantes na porta da representação diplomática.
Até o início da madrugada de domingo (24), cerca de 120 pessoas protestavam contra o asilo político dado a Gutiérrez pelo Brasil. Entretanto, no horário de saída do ex-presidente equatoriano, poucas pessoas estavam na frente da embaixada brasileira. Segundo informações da representação brasileira em Quito, não houve registro de tumultos e foi considerada tranqüila.
Gutiérrez, que deixou o Equador com a esposa e a filha mais nova, foi acompanhado pelo embaixador brasileiro, Sérgio Florêncio, até o avião da Força Aérea Brasileira. O embarque de Gutiérrez para o Brasil aconteceu por volta de 7h45 (horário de Brasília). A previsão é que, ao chegar à Brasília, o ex-presidente siga para uma casa do Exército, cedida pelo governo brasileiro.